Publicidade


Criatividade aumenta as vendas e pode elevar lucros da empresa

Adotar estratégias criativas na hora de vender produtos ou atender consumidores pode fazer a diferença no faturamento do negócio. Embalagens incomuns, atendimentos customizados e até mimo para os clientes são capazes de posicionar um pequeno negócio à frente da concorrência. Exemplos como esses serão repassados na palestra gerencial ‘Aumentando suas Vendas com a Criatividade’, que o Sebrae no Rio Grande do Norte disponibiliza gratuitamente para empresários, funcionários, potenciais empreendedores e estudantes. A capacitação será realizada na próxima quarta-feira (25), às 10h30, em Natal, e estão sendo oferecidas 40 vagas. As inscrições são feitas pelo 0800 570 0800.
A palestra será ministrada pela consultora de marketing Fabiane Alexandre, que é diretora de uma empresa de treinamento especializada em vendas de alta performance. “O cliente moderno está em busca de exclusividade. O empresário pode e deve adotar estratégias para se diferenciar da concorrência”, diz a especialista.
O cliente moderno está em busca de exclusividade. O empresário pode e deve adotar estratégias para se diferenciar da concorrência” Fabiane Alexandre - Consultora
Na avaliação da consultora, o maior erro dos vendedores é achar que sabem o que o cliente quer. E é aí que cometem um grande equívoco. Na verdade, é preciso primeiro entender a necessidade de quem adentra a loja, para depois oferecer o serviço ou o produto que supre essa necessidade. “Precisamos primeiro ouvir e entender esse consumidor, antes de ofertar o produto que achamos que ele quer”.
Durante a palestra, que tem uma hora de duração, serão apresentados cases e repassadas ideias que podem melhorar as vendas das empresas tendo como principal estratégia a criatividade. E os ensinamentos servem não só para empresários mas também para colaboradores. “Todo mundo se beneficia quando a empresa lucra. Esse aumento no faturamento melhora o ambiente de trabalho e implica em promoção e ascensão de carreira. Hoje, empresas e o mercado de forma geral estão muito competitivos e, por isso, não há espaço para profissionais estagnados”.
Na visão de Fabiane Alexandre, toda empresa deveria ter um setor de criatividade e inovação, em que funcionários pudessem dar suas opiniões de como melhorar o processo produtivo e serem reconhecidos pelas ideias. “Assim todos ganham”, resume.
Diariamente, o Sebrae oferece palestras como essa que tratam de temas diversos do dia a dia da empresa. Todas têm uma hora de duração e são gratuitas. “Essas capacitações são um repasse de conhecimento para gerar aprimoramento empresarial, melhorar a empresa. É uma forma de sensibilização voltada para empresários e profissionais, que podem posteriormente se aprofundarem no tema ao participar de oficinas e cursos especializados”, explica a técnica da Unidade de Educação e Empreendedorismo do Sebrae-RN, Ana Débora Morais. A grade completa das capacitações está disponível no Portal do Sebrae, através do endereço www.rn.sebrae.com.br/.