Publicidade


Etapa estadual da Olimpíada do Conhecimento está oficialmente aberta

A etapa Estadual da Olimpíada do Conhecimento começou oficialmente nesta segunda-feira, 26, com abertura da competição em Natal e Mossoró. Até sexta-feira, 54 competidores estarão nas escolas do SENAI — CET Clóvis Motta, Centro de Tecnologias do Gás e Energias Renováveis (CTGAS-ER) e CET Ítalo Bologna — onde vão participar das disputas em ocupações como Soluções de Software, Caldeiraria, Desenho Mecânico, Eletricidades Industrial e Predial, Estrutura Metálica, Refrigeração, Segurança no Trabalho, Soldagem, Tecnologia da Moda, Aplic ação de Revestimento,  Construção de Alvenaria, Instalação Hidráulica e Metrologia.
  
Coube à diretora regional do SENAI-RN, Roseanne Azevedo, declarar aberta a etapa estadual, ao participar das solenidades nos auditórios do Clóvis Motta e do CTGAS-ER. O Diretor da FIERN, Alberto Serejo destacou que os jovens que estão nesta fase podem ser considerados vencedores, uma vez que foram selecionados na fase escolar. “Claro que eles, ao chegarem aqui que têm méritos e podem ser considerados premiados”, afirmou Alberto Serejo, que, na ocasião, representou o presidente do Sistema FIERN, Amaro Sales.
Roseane Azevedo lembrou a importância desta etapa da Olimpíada do Conhecimento, que incentiva a dedicação e o empenho dos estudantes. Essa fase classifica para a etapa nacional e, por sua vez, para a internacional (Worldskills Competition).
Durante as solenidades e abertura, houve o juramento dos competidores e avaliadores, que reafirmaram o compromisso com a Olimpíada do Conhecimento. A abertura teve a participação dos diretores dos centros e demais unidades do SENAI, instrutores, alunos e gestores do Sistema FIERN.
A etapa estadual da Olimpíada do Conhecimento vai até a próxima sexta-feira, 30. O evento reúne jovens estudantes de diversos cursos técnicos e de formação profissional que executam durante o evento Projetos Teste simulando ações do cotidiano das indústrias, demonstrando as competências profissionais  desenvolvidas nos cursos do SENAI, e sendo avaliados conforme critérios de qualidade padronizados no âmbito nacional e internacional.
De acordo com a Gerente de Educação e Tecnologias do SENAI/-RN, Simone Oliveira, a Olimpíada do Conhecimento busca a melhoria contínua dos processos de educação profissional a partir da integração entre profissionais do SENAI, das indústrias e da comunidade. “A Olimpíada permite a vivência de situações simuladas do mundo do trabalho nos ambientes de competição, o intercâmbio de experiências e a atualização tecnológica”, explicou.
As competições serão nas Escolas do SENAI, CET Clóvis Motta (Natal), Centro de Tecnologias do Gás e Energias Renováveis (CTGas-ER/Natal) e CET Ítalo Bologna, em Mossoró. A Etapa Estadual conta com 54 competidores que disputarão, durante 22 horas de provas, distribuídas em 04 dias de competição, medalhas em 17 ocupações.

No final da Etapa permanecerão em capacitação dois competidores em cada ocupação. Esses dois competidores serão submetidos, em 2016, a uma seletiva para definição dos representantes do SENAI RN na próxima Edição Nacional da Olimpíada do Conhecimento.
Como parte integrante da Olimpíada do Conhecimento acontecerá o INOVA SENAI, evento que reunirá 19 projetos de inovação elaborados por alunos e docentes do CTGAS-ER, CETIB, CETCM, CTI, CET RC e CETAB, que estarão em exposição nos dias 28, 29 e 30 de outubro de 2015.
Nesta segunda-feira, além a abertura, houve a “ambientação dos competidores”, que é a ocasião na qual eles conhecem os locais da competição e fazem as primeiras atividades nestas instalações. Entre terça e sexta-feira, serão as competições. A cerimônia de premiação será no dia 31 de outubro, a partir das 17 horas, na Casa da Indústria.