Publicidade


Consulesa americana visita CTGAS-ER para conhecer ações na área das energias renováveis


A consulesa americana Paloma Gonzalez, do Consulado Geral Americano, no  Recife, esteve na manhã desta terça-feira, 25, em visita ao Centro de Tecnologias do Gás e Energias Renováveis-CTGAS-ER (Consórcio SENAI/Petrobras), para uma reunião de estudos, visando conhecer e discutir  a situação da energia renovável no Brasil e também  sobre o mercado americano e as possíveis parcerias Brasil-Estados Unidos.Esteve acompanhada pelo engenheiro Andrew McAllister, um especialista em energias renováveis.
A representante do governo americano disse do interesse em também conhecer as atividades desenvolvidas pelo CTGAS-ER, visando o apoio, a troca de experiência e intercâmbio nas  áreas de energias renováveis e  climatológicas. Por esse motivo, convidou o engenheiro e especialista Andrew McAllister, com larga experiência sobre o assunto e atuação na Bolívia, Africa do Sul e Bangladesh, desenvolvendo atividades nas áreas das energias renováveis, com destaque para a energia solar. Atualmente ele trabalha  para o governo da  Califórnia, estado que detém  tecnologia de ponta em energia limpa, com forte presença da  energia solar.
Participaram o superintendente de Relações com o Marcado, da FIERN, Helder Maranhão, o coordenador de Desenvolvimento Energético, da Secretaria de Estado do  Desenvolvimento Econômico-SEDEC, Josenilson Dantas de Araújo e o Responsável Técnico pelo Projeto de Energia Solar, Bruno Lima Soares, Amora Vieira, da Unidade de  Planejamento e a meteorologista Samira Santos, do CTGAS-ER
A reunião sequencia uma visita feita ao Centro, por uma comitiva do consulado, em abril desse ano, quando da realização, em Natal, do evento SOLARINVEST 2016. Durante o primeiro contato, o trabalho desenvolvido pelo CTGAS-ER na área das energias renováveis interessou aos norte-americanos, o que motivou a continuidade dos entendimentos. Eles foram recebidos pela diretora Regional do SENAI, Roseanne Azevedo e diretora Executiva do CTGAS-ER, Cândia Amália Aragão.
 Iniciando a reunião, a diretora Regional do SENAI, Roseanne Azevedo, fez um relato das atividades da instituição no Brasil e o Rio Grande do Norte, enfatizando a educação profissionalizante e a missão de suporte para a indústria. Em seguida, a diretora executiva do CTGAS-ER, Cândidas Amália, detalhou as atividades do Centro, na educação, serviços e pesquisas e o coordenador do Projeto de Energia Solar, Bruno Lima, fez uma apresentação detalhada dos trabalhos desenvolvidos e as pesquisas nas áreas das energias  eólica e solar. Ele apresentou ainda o modelo de negócios no Brasil: Micro e mini geração e leilões de energia.

Durante a apresentação, os visitantes interagiam, solicitando explicações e querendo detalhes, fazendo comparações proveitosas com as ações praticadas pelo estado da Califórnia, haja vista a legislação americana conceder certa autonomia no gerenciamento das questões energéticas, diferentemente do Brasil.