Publicidade


Amaro Sales e Vagner Araújo tratam do MAIS RN e do RN Sustentável

O secretário de Gestão de Projetos e Metas de Governo, Vagner Araujo, foi recebido nesta quarta-feira, 08, na Casa da Indústria, pelo presidente do Sistema FIERN, Amaro Sales de Araújo. A reunião foi acompanhada pelo economista Marcos César Formiga, Assessor Técnico Corporativo da FIERN, e pelo superintendente de Estratégias e Articulação, Hélder Maranhão.
Dois assuntos dominaram a agenda: o projeto de iniciativa do setor privado visando o desenvolvimento estadual MAIS RN e o RN Sustentável, programa do governo do estado sob a coordenação do secretário.
O MAIS RN é uma iniciativa de planejamento estratégico para o desenvolvimento conduzido pela FIERN. O principal objetivo é traçar diretrizes gerais para desenvolver o RN. A partir de um planejamento estratégico para o horizonte de 2015 a 2035, foram estabelecidas metas e ações que precisam ser tomadas para que o Estado dê um salto qualitativo para todos.
O RN Sustentável tem como meta contribuir com as mudanças no cenário socioeconômico do Rio Grande do Norte, através da implementação de um conjunto de ações articuladas destinadas a reverter o baixo dinamismo do Estado, com foco na redução das desigualdades regionais, além de apoiar ações de modernização da gestão pública para prestação de serviços de forma eficaz e eficiente, visando à melhoria da qualidade de vida da população.
O economista Marcos Formiga, a pedido do presidente da FIERN, fez uma breve explanação sobre o MAIS RN, com foco no que já foi realizado e o que está programado. “Existe uma simbiose entre o MAIS RN e o RN Sustentável”, disse.
Como articular esses dois importantes projetos em benefício do estado foi a tônica do encontro na Casa da Indústria. O presidente do Sistema FIERN deu as boas vindas ao secretário, que assumiu o cargo recentemente, entregou um kit digital sobre o MAIS RN e colocou a instituição à disposição para estudos e parcerias. Amaro relatou que está em constante articulação com setores do governo visando desenvolver ações que possibilitem a atração de investimentos.
O secretário fez uma explanação sobre o andamento do RN Sustentável e as perspectivas. “O desafio é desburocratizar e acelerar a implementação do programa”, disse Vagner Araújo, que considerou a conversa muito oportuna. “É importante essa interface com a Federação das Indústrias”, afirmou.