Publicidade


Presidente da Associação Nordeste Forte participa de reunião no Ministério da Integração

O presidente do Sistema FIERN e da Associação Nordeste Forte, Amaro Sales de Araújo, participou na sede do Ministério da Integração Nacional, em Brasília, da reunião do Grupo de Trabalho instituído para discutir medidas de incentivo ao desenvolvimento regional.

A reunião tratou de assuntos relevantes para a economia e a infraestrutura da região, como o projeto de Lei nº 5.992/2016, em tramitação na Câmara dos Deputados, que trata sobre a repactuação de dívidas de operações de crédito das empresas; os fundos constitucionais de incentivo ao desenvolvimento regional; o projeto da ferrovia Transnordestina; as dificuldades em linhas de transmissão de energia; e o projeto de lei 54/2015, que trata da desoneração fiscal aos Estados com convalidação dos incentivos fiscais.
A Associação Nordeste Forte, presidida pelo presidente da FIERN, integra o Grupo de Trabalho que se reuniu no Ministério da Integração nesta quarta-feira (15). A Associação é formada por todas as Federações de Indústria nordestinas mais a do Estado do Espírito Santo e tem como objetivo lutar pelo desenvolvimento sustentável regional.

O Grupo de Trabalho, por sua vez, foi instituído para analisar os entraves, discutir e definir medidas para estimular o desenvolvimento do Nordeste, além de tratar de iniciativas para ampliar os investimentos dos Fundos Regionais e reduzir as desigualdades que estejam prejudicando os nove estados da região.
O GT deve elaborar diagnósticos de potencialidades regionais e analisar as ações para estimular possíveis investimentos. Entre as missões, estão dinamizar as atividades locais que tenham impacto direto na redução das desigualdades e construir condições econômicas para que a região possa ampliar a produção a partir dos incentivos e gerar emprego e renda.