Publicidade


SENAI-RN desenvolve plataforma que reduz desperdícios em empresas alimentícias

O Centro de Tecnologia em Informática Aluízio Alves – CTIAA, do SENAI-RN, desenvolveu um sistema automatizado para gerenciamento de custos e processo de produção para a padaria Boca de Forno.
Trata-se de uma plataforma na web, que também poderá ser utilizada nas empresas do segmento alimentício: padarias, restaurantes, cafés e afins.
O sistema baseia-se na realização do processo via web, tendo como base as receitas dos produtos e pratos produzidos no local e, ao acompanhar a produção dos mesmos, faz um paralelo entre o que está sendo utilizado e o que é realmente necessário, sendo um processo online, facilitando a sistemática de gestão. Isso contribui para o aumento da produtividade e leva cerca de um mês para sua implantação e capacitação do responsável pela produção.
O tempo para recuperar o investimento com a plataforma pode variar de empresa para empresa. O empresário José Américo, da Boca de Forno, afirma que quanto mais ela é usada, mais rápido se recebe o retorno. “O que gastei já se pagou”, disse.
José Américo defende que a ferramenta de gerenciamento de custos e processo de produção é simples e eficiente e recomenda seu uso para outras empresas do ramo. “As padarias são negócios de pequeno a médio porte e os empresários que trabalham com isso entendem de preço em geral, o uso da plataforma facilita a gestão quanto a tomada de decisão referente aos custos”, diz.
Segundo Julliana Macêdo, da Unidade de Mercado do SENAI-RN/CTIAA, a empresa interessada em contratar esse serviço, deve entrar em contato com o CTI Aluízio Alves – pelo número (84) 3201-2109 ou pelo e-mail ctiaa@rn.senai.br -, para que uma visita seja agendada com o propósito de realizar uma avaliação das necessidades da mesma e a viabilidade para a execução do serviço. "Com a conclusão da implementação da plataforma na padaria Boca de Forno, estão em andamento a execução do serviço em mais duas padarias", disse.