Publicidade


Solenidade na Câmara reafirma protagonismo de Mossoró


As principais autoridades políticas de Mossoró e outros representantes da sociedade lotaram o plenário da Câmara Municipal, na manhã desta quinta-feira (15), para sessão solene comemorativa aos 166 anos de emancipação política do município.

Na cerimônia, os participantes enalteceram a importância da história de Mossoró e o protagonismo do município no contexto histórico do Brasil, a partir de fatos marcantes de pioneirismo e resistência, que caracterizam a historiografia mossoroense.

O historiador Geraldo Maia, conferencista da solenidade, citou o Motim das Mulheres, pioneirismo na abolição dos escravos, no direito ao voto feminino e a resistência de Lampião, como marcas que projetam a identidade de Mossoró a nível nacional.


Discursando em nome dos homenageados, o oftalmologista Josivan Pereira Dantas frisou a importância de valorizar a emancipação. “Convoco todos a semear esse orgulho em comemorar data tão importante para Mossoró”, conclamou.

Liberdade

A prefeita Rosalba Ciarlini concluiu a série de discursos, e destacou a importância de passar às novas gerações os feitos que marcam a história da cidade. “Isso para que possamos valorizar a emancipação no sentido mais amplo, que é liberdade”, exortou.


A parte final da solenidade foi dedicada à entrega de honrarias da Câmara Municipal de Mossoró (títulos, diplomas, medalhas, comendas) a pessoas de diversas setores da sociedade, propostas pelos vereadores, em reconhecimento ao trabalho pelo município.

“Um momento como esse é importante, porque consolida a emancipação política no calendário oficial de Mossoró, já que é um fato histórico recentemente celebrado, se comprado ao 30 de Setembro”, avaliou a presidente da Câmara, Izabel Montenegro.


Assessoria – CMM
Fotos: Edilberto Barros