Publicidade


Escolas se preparam para o Cortejo da Liberdade


A Escola Diran Ramos do Amaral realizou o último ensaio para o Cortejo da Liberdade, que acontece na próxima segunda-feira (30). Serão 95 alunos, distribuídos em 4 alas. As alas representam a importância da igualdade para todos, e destaca a história da Professora Celina Guimarães Viana, primeira mulher a votar e apitar uma partida de futebol.

“Representar esse papel é muito importante. Celina foi uma pessoa que marcou história. Participar do desfile é uma oportunidade incrível. É importante para mostrar as pessoas de Mossoró a história daqui de uma forma cultural”, comentou Jhenny Keetlley, aluna do 3° ano.

Será a primeira vez que Paula Milena, estudante do 1° ano, irá desfilar no 30 de setembro. “Eu nunca desfilei. Acho que é bastante importante para a nossa escola representar uma pessoa que tem tanto valor para a nossa cidade. Estou muito feliz em ser uma delas e representar Celina Guimarães”, falou.

Isabele Yorrany disse estar ansiosa para o desfile. Foto: Jocifran Moura.
A parte cultural do desfile contará com 24 alas e quatro alegorias múltiplas, contando a história dos quatro atos do Auto da Liberdade de forma lúdica. Isabele Yorrany disse estar ansiosa para o cortejo. “Estou muito ansiosa. Ano passado participei e foi uma experiência muito boa. É um pouco cansativo, mas a emoção de estar lá, vale muito a pena. É um evento importante para a cidade de Mossoró”, comentou.

A parte comemorativa será composto por associações, fanfarras, academias de artes marciais e grupos de escoteiros. O militar será composto por Corpo de Bombeiros, Samu, Guarda Municipal, Polícia Rodoviária Federal, entre outros.