Publicidade


Antônio Miranda, pioneirismo em odontologia, uma saga que se renova


Quando a vocação, o idealismo e a força do trabalha comprometido superam obstáculos, enfrentam preconceito e triunfam em meio até a perseguições. Esse conjunto de fatores podem se adequar a saga do dentista prático Antônio Miranda, cuja história de exemplo de vida começou nos idos de 35 no sítio Estreito, zona Rural de Mossoró e segue até hoje, com o comando do bastão da bandeira do seu trabalho tremulando agora pelas mãos dos filhos que decidiram seguir sua trajetória vitoriosa no ramo da odontologia.

No final do ano passado, um sábado, 29 de dezembro, foi concretizada a oficialização do Memorial Antônio Miranda, na Clínica Odonto Miranda, no coração da cidade, Praça da Independência, onde tudo começou. Na oportunidade, Antônio Mirada recebeu justas e merecidas homenagens  da família e amigos, sob fortes momentos de emoções.


Antônio Miranda nasceu no dia 03 de março de 1935, filho de Narcísio Miranda e Raimunda Rebouças. Aos 16 anos foi a Recife para casa de sua tia Materna Sazinha, que era esposa do Dr. Tércio Rosado Maia, renomado  professor da universidade de Pernambuco, responsável por o incentivar e o encaminhar para aprender a arte da prótese dentária.

 Após 3 anos retornou  à cidade de Mossoró, e trabalhou alguns  anos com seu primo Dr. Mirandinha (um dos primeiros dentistas formados da cidade), e  alguns anos depois, em 1955 idealizou e fundou o seu  Laboratório dentário Santo Antônio,  difundindo a arte para seus irmãos José, Ademar, Francisco e Maurício Miranda.

"Sofreu muitas perseguições  por ser um dentista prático (sem formação acadêmica), mas nada o fez desistir. E com muito trabalho ganhou notoriedade, reconhecimento, prestígio popular, e se tornou  a maior referência regional em prótese dentária", afirma o filho odontólogo Roberto Miranda, acrescentando que, com sua luta, Antônio Miranda teve coragem e amor, seguiu sempre em frente na busca do  maior sonho e objetivo: formar seus filhos para que  continuassem sua história.

Hoje o histórico  e tradicional  Laboratório dentário Santo Antônio se tornou a moderna clínica Odonto Miranda seguindo com mais de 60 anos de trabalho ao povo potiguar, e de agora em diante, os seus filhos formados lhe sucedem, tendo a responsabilidade de perpetuar esse nome por alguns anos e passá-lo para as futuras gerações.

"Antônio Miranda  um herói,  um verdadeiro exemplo de trabalho, honestidade e superações. Uma vida de dedicação a odontologia, uma história de sucesso e Vitória! Só  nos resta dizer; obrigado por deixar o seu exemplo e legado", completa Roberto que, ao lado de Evandro e Vânia, seus irmãos, continua com a atividade.Viva a "Antônio Miranda"! o eterno dentista do povo de  Mossoró!

Fotos: Cedidas